Resultados da Primeira Semana de Divulgação Científica do CCEN

Ensino, Estudante, Pesquisa, Sem categoria 14 de julho de 2017. Visualizações: 1338. Última modificação: 14/07/2017 14:01:01

Nos dias 27 e 28 de julho de 2017, ocorreu a Primeira Semana de Divulgação Científica do CCEN (I SDCCCEN) que teve como objetivo a apresentação de palestras de caráter multidisciplinar apresentadas por professores do Centro de Ciências Exatas e Naturais e professores convidados de outras IES. – O evento promoveu a discussão e integração de professores palestrantes e alunos.

O professor Roner Ferreira da Costa, idealizador e coordenador do evento, destacou a boa participação do público, com 94 participantes (estudantes e professores) e 9 palestrantes. Houve participação expressiva de estudantes de graduação evidenciando a carência de eventos voltados para a divulgação científica.

As palestras ministradas por professores do CCEN foram:

– Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM): Uma Nova Oportunidade no Semiárido Potiguar.
Prof. Dr. Francisco Franciné Maia Jr

– Algoritmos Evolutivos na Solução de Problemas de Otimização Combinatória
Prof. Dr. Matheus da Silva Menezes

– Síntese e Caracterização de Filmes Biompoliméricos e sua Avaliação como Revestimento em Frutos
Prof. Dr. Francisco Klebson G. Santos

– Mestrado Profissional em Ensino de Física no Semiárido Potiguar
Prof. Dr. Geovani Ferreira Barbosa

– Aplicações de Modelagem Numérica da Atmosfera com Modelo de Mesoescala
Prof. Dr. Rafael Castelo

– Tratamento à Plasma: do Micro a Macro
Prof. Dr. Francisco Odolberto Araújo

Já os professores convidados de outras IES falaram sobre os seguintes temas:

– Quebrando Paradigmas do Sistema Renina Angiotensina – Uma Abordagem Multidisciplinar
Profa. Dra. Érika Lorena Fonseca Costa de Alvarenga (UFSJ)

– Física Computacional como Ferramenta no Estudo de Propriedades Estruturais e Eletrônicas de Nanomateriais
Profa. Dra. Ana Cláudia Monteiro Carvalho (UFSJ)
– Simulações Computacionais de Nanoestruturas de Carbono
Prof. Dr. Sérgio Gomes dos Santos (UECE/FECLESC)

-Fluxo de Pedestres Controlados por Corredores em Ziguezague
Prof. Dr. Cláudio Lucas Nunes de Oliveira (UFC)

A aluna do curso de Bachareledo em Ciência e Tecnologia, Maria Clara,  destacou que a iniciativa foi muito boa , sendo uma forma de aproximar e chamar atenção dos alunos, que nem sempre procuram saber dos projetos de pesquisa e iniciação científica desenvolvidos pelo CCEN.

A Chefia do CCEN e as Coordenações dos Cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA Mossoró, juntamente com os programas de pós graduação  PPGCEM e MNPEF foram parceiras e ajudaram na viabilização do evento.

É importante realizar eventos desse nível, para que os alunos compreendam que as pesquisas e trabalhos desenvolvidos na UFERSA vão bem além dos conteúdos vistos em sala de aula, destacou o coordenador do curso de Ciência e Tecnologia, Matheus Menezes. A consolidação e estruturação do CCEN depende inclusive da formação de grupos de pesquisa com vistas à captação de recursos externos para financiamentos de projetos na área de Ciência e Tecnologia, finalizou o Diretor do CCEN, Rafael Castelo.