Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciência e Tecnologia

INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Forma de Ingresso: SISU

Turno: Integral  / Código e-mec: 115562

Turno: Noturno / Código e-mec 115564

O curso Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UFERSA foi viabilizando através do projeto REUNI, este novo curso esta inserido neste contexto de nova educação superior no Brasil, delineado em harmonia com modificações no ensino superior propostas pela nova LDB. Assim, tem em seus objetivos a melhorar da qualidade e ampliação do acesso e permanência do estudante nos cursos de graduação em uma proposta nova de formação em dois ciclos. Certamente com este novo curso deve-se elevar a taxa de conclusão de cursos, aumentar a inclusão social das classes menos favorecidas da população, sobretudo quando prioriza a abertura de cursos noturnos. Para incentivar o interesse e a permanência do aluno no curso foi instituído no REUNI um projeto de mobilidade acadêmica que permitirá o intercâmbio de alunos entre universidades brasileiras.
A nova resolução do CREA, a resolução 1.010, que sistematiza os campos de atuação profissional, está em conformidade com as novas diretrizes curriculares, que preconiza uma formação mais ampla, diferenciada daquela vinculada a diploma/exercício profissional, pois, segundo o Parecer 0136/2003 CNE, diploma não mais gera direito automático de exercício da profissão. O diploma, segundo o artigo 48 da LDB (Lei 9.394/96) é o certificado de formação acadêmica. Em outras palavras o diploma credencia para a competição acadêmico-científica e não para a competência de Projeto Pedagógico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia – UFERSA tarefas profissionais, cabendo ao sistema profissional elaborar as suas próprias normas para o exercício da profissão. Assim como os professores universitários, a chamada Academia reclama do baixo nível de formação básica dos estudantes, as empresas têm reclamado da baixa qualificação dos engenheiros recém-formados.

Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia foi criado pela DECISÃO CONSUNI/UFERSA nº 049/2008, de 03 de julho de 2008, para viabilizar a formação em ciclos. O curso disponibiliza 300 vagas por semestre, das quais 200 são para o período diurno e 100 para o período noturno, com ingresso através do SISU.

O curso é um bacharelado interdisciplinar oferece, para seus estudantes de engenharia, uma formação dividida em dois ciclos. O primeiro ciclo será o Bacharelado em Ciência e Tecnologia seguida do segundo ciclo que será o curso de Engenharia numa nova formatação. Propondo uma formação mais geral e com forte base científica, a UFERSA oferecerá seu bacharelado com uma duração de três anos denominado Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BC&T. Neste novo modelo proposto, o primeiro ano será formado por disciplinas básicas de cunho científico comum a todas as engenharias agregadas. Neste ano nossos alunos estudaram, entre outras disciplinas, matemática, física, química, informática, expressão gráfica e humanidades. O segundo ano, além das disciplinas citadas para o ano anterior, terá reforçada a área humanística e disciplinas aplicadas às engenharias, como Projetos Auxiliados por Computador, por exemplo. E, por fim, no último ano, concluídas as matemáticas, físicas e químicas serão apresentadas com mais ênfase as disciplinas humanísticas e o estudante poderá escolher entre diversas disciplinas optativas, aquelas direcionadas para a área de formação desejada, além de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, obrigatório.

 

 

Portaria de Reconhecimento do Curso (integral e noturno)

e-mail: cetintegral@ufersa.edu.br

e-mail: cetnoturno@ufersa.edu.br

Conceito do Curso

 

Projeto Pedagógico – 2019

Manual do Aluno

Disciplinas do Curso – Lista de Optativas – Oferta de 2021.1

 

22 de setembro de 2014. Visualizações: 32912. Última modificação: 14/06/2021 12:58:47