Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciência e Tecnologia

Perguntas Frequentes referentes ao BC&T

Signs-Help-icon

  • Como faço para ingressar em um dos cursos de engenharia da UFERSA?
    O modelo adotado pela Instituição é a formação em ciclos, sendo o Bacharelado em Ciência e Tecnologia o ciclo básico de formação geral, com duração mínima de 6 (diurno) ou 7 (noturno) períodos letivos, e posteriormente o aluno poderá optar por especializar essa formação com uma das engenharias oferecidas em mais 4 ou 5 períodos dependendo do curso, e de acordo com o número de vagas.
    Para ingressar nas engenharias, o aluno deverá ter concluído o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia e participar do edital para cursos de segundo ciclo divulgado semestralmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). O edital é organizado em fases, com vagas para alunos formandos do semestre corrente do curso de BC&T UFERSA, formados em BC&T na UFERSA em semestres anteriores e discentes formados em BC&T de outras instituições.
  • Quais são os cursos de segundo ciclo disponíveis para os formados em ciência e tecnologia e quantas vagas são?
    Atualmente, a UFERSA oferece os seguintes cursos para o segundo ciclo do BC&T:

 

  • Como se dá a seleção dos alunos nos cursos de engenharia?
    A seleção será conforme edital divulgado semestralmente pela PROGRAD.
  • Os egressos de Ciência e Tecnologia dos outros campi poderão fazer a engenharia em Mossoró?
    Sim. O aluno de um campi poderá cursar a engenharia em quaisquer dos outros campi com prioridade de ingresso conforme definições do edital divulgado pela PROGRAD.
  • Quantas disciplinas eletivas/optativas são necessárias para se formar no BC&T?
    Tendo como base a DECISÃO CONSEPE/UFERSA Nº 047/2011, de 15 de dezembro de 2011, e o PPC de Ciência e Tecnologia, foi definido que para concluir o curso de BC&T o discente poderia optar pelas seguintes condições:
    1. Cursar 420 horas de disciplinas optativas (sete disciplinas optativas de 60 horas), com a apresentação de 150 HORAS complementares (valor MÁXIMO de apresentação);
    2. Cursar 450 horas de disciplinas optativas (sete disciplinas optativas de 60 horas e uma de 30 horas), com a apresentação de 120 HORAS complementares;
    3. Cursar 480 horas de disciplinas optativas (oito disciplinas optativas de 60 horas), com a apresentação de 90 HORAS complementares (valor MÍNIMO de apresentação).
  • Caso o discente queira cursar uma determinada engenharia, o mesmo só conseguirá ingressar na mesma se houver cursado todas as suas optativas correspondentes?
    Não. O aluno poderá optar por qualquer uma das optativas listadas na RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N° 002/2016, de 25 de maio de 2016 e solicitar a engenharia desejada, sem prejuízo quanto ao processo seletivo. Porém, caso o discente não curse as optativas da engenharia desejada, quando ingressar na engenharia o mesmo precisará cursá-las como disciplinas obrigatórias, atrasando o período previsto para conclusão da mesma.
  • As atividades complementares podem ser apresentadas/validadas ao longo do curso?
    Não. Caso queira, o discente pode adicionar as atividades no SIGAA nos semestres anteriores ao da sua conclusão, porém, somente no último semestre letivo (aluno formando), em prazo definido no calendário da coordenação, poderá ser realizada a validação final junto à coordenação, a qual registra as atividades no currículo acadêmico.
  • Como o discente pode saber se já possui todas as horas complementares necessárias para a conclusão do curso e qual o valor considerado para cada uma de suas atividades?
    No documento disposto no link abaixo estão todas as informações referentes aos tipos de atividades e seus limites de carga horária a serem aproveitadas, conforme a RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA nº 01/2008, com exemplos de situações e limites de horas aceitos por cada categoria.
    ** Informações para Cadastro de Atividades Complementares **
  • Caso o discente perca algum prazo importante definido em calendário acadêmico / calendário da coordenação, o que o mesmo pode fazer?
    O aluno deverá procurar o setor de protocolo para abrir um processo direcionado à coordenação, anexando ao processo, além da justificativa escrita para o atraso, as cópias dos documentos que deveriam ter sido entregues no prazo perdido. Após dada a entrada no processo, o mesmo será entregue na coordenação pelos funcionários do setor citado e o parecer (positivo ou negativo) para o mesmo será dado na próxima reunião do Colegiado do Curso de BC&T.
  • Como o discente solicita a sua matrícula na atividade Trabalho de Conclusão de Curso?
    No último semestre letivo no curso, quando o discente estiver matriculado nas ultimas disciplinas necessárias, o mesmo deverá apresentar um pré-projeto de TCC (formulário) no prazo definido para o semestre corrente no calendário da coordenação.
  • Como solicito o cadastro da banca de Trabalho de Conclusão de Curso? Como sei quais bancas foram cadastradas?
    O cadastro da banca de TCC é realizada pelo professor orientador do discente através de formulário eletrônico enviado por e-mail pela coordenação do curso. O ideal é que o professor preencha tal formulário até 5 (cinco) dias antes da defesa do discente. As bancas cadastradas no semestre corrente são divulgadas pela coordenação na página do curso.
  • Além do TCC e da apresentação das Atividades Complementares, quais atividades finais preciso realizar para me formar?
    Todas as atividades, prazos e instruções para as atividades a serem realizadas no fim do curso estão listadas no Calendário da Coordenação para Alunos Formandos .
  • O discente precisa  participar da colação de grau para concluir o curso?
    Sim, o aluno precisa estar presente na colação de grau para concluir o curso. Caso o discente não cole grau terá seu status alterado para “ativo” no semestre seguinte no curso de BC&T.
22 de setembro de 2014. Visualizações: 9473. Última modificação: 26/04/2018 17:07:03