Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciência e Tecnologia

Perguntas Frequentes referentes ao BCT

Signs-Help-icon

  • Como faço para ingressar em um dos cursos de engenharia da UFERSA?
    Para ingressar nas engenharias, o aluno deverá ter concluído o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Pois o modelo adotado pela Instituição neste caso é a formação em ciclos, sendo o bacharelado em ciência e tecnologia o ciclo básico de formação geral, com duração mínima de 6 (diurno) ou 7 (noturno) períodos letivos, e posteriormente o aluno pode optar por especializar essa formação com uma das engenharias oferecidas em mais 4 ou 5 períodos dependendo do curso, e de acordo com o número de vagas.
  • Quais são os cursos de segundo ciclo disponíveis para os formados em ciência e tecnologia e quantas vagas são?
    Atualmente, a UFERSA oferece os seguintes cursos para o segundo ciclo do BC&T:

vagas

  • Nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros haverá cursos de engenharia? Quais?
    Sim. Em todos os campi da UFERSA serão implantadas engenharias para possibilitar que os egressos em ciência e tecnologia daquela região tenham acesso a uma formação mais especializada. A decisão de qual engenharia será ofertada em cada campus dependerá da demanda da região, de estudo técnico e da liberação de recursos do MEC.
  • Como se dá a seleção dos alunos nos cursos de engenharia?
    A seleção será por meio do Ranking do BCT que preencherá 70% das vagas (21), as outras 9 vagas (30%) serão preenchidas pelos melhores classificados na prova de seleção para ingresso nas engenharias.
  • Os egressos de Ciência e Tecnologia dos outros campi poderão fazer a engenharia em Mossoró?
    Sim. O aluno de um campus poderá cursar a engenharia de qualquer dos outros campus. As vagas para os alunos que entrarão diretamente pelo ranking (70%) serão distribuídas por campus de forma proporcional ao número de formandos. Por exemplo, se o Campus Angicos formar 30% do total de formandos de todos os campi, 30% dos 70% das vagas serão para os alunos de maior ranking do campus citado, em todas as engenharias de todos os campi.
    Os 30% das vagas, preenchidas pelos melhores classificados na prova, não serão divididas proporcionalmente por campus, todos os alunos concorrerão em iguais condições.
  • Qual conteúdo será cobrado na prova de seleção para ingresso nas engenharias?
    Os conteúdos que serão cobrados na prova serão referentes às seguintes disciplinas: Equações Diferenciais, Eletricidade e Magnetismo, Mecânica Geral I, Fenômeno dos Transportes e Química Geral I.
  • O que é o Ranking do BCT?
    O Ranking é uma listagem, feita em ordem decrescente, dos alunos do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, que leva em consideração as notas, reprovações e pesos em cada disciplina da grade do curso. O Ranking é o único critério para deferimento nas disciplinas eletivas das engenharias e para ocupação dos 70% das vagas de acesso direto a engenharia.
  • Quantas disciplinas eletivas/optativas são necessárias para se formar no BCT?
    É necessário, de forma padrão, que os alunos cursem 8 eletivas e tenham 90 horas de atividade complementar. O aluno pode cursar no mínimo 7 eletivas, desde que comprove 150 horas de atividade extra (90 obrigatórias + 60 em substituição da eletiva).

Disciplinas optativas de C&T – Resolução CONSEPE/UFERSA 002/2016 (25/05/16)

22 de setembro de 2014. Visualizações: 9089. Última modificação: 15/02/2017 08:13:29