Ciência e Tecnologia

INFORMAÇÕES IMPORTANTES – Problemas nas Matrículas e Ajustes

Estudante 4 de setembro de 2019. Visualizações: 1606. Última modificação: 18/09/2019 14:03:18

Prezados,

verificamos que estão ocorrendo alguns problemas na efetuação da matrícula online e já estamos providenciando a solução para os mesmos.
Segue abaixo informações sobre os questionamentos recentes que temos recebido.

1-ALUNOS QUE NÃO MIGRARAM PARA A NOVA ESTRUTURA E DESEJAM MIGRAR

Para mudar para a nova estrutura de C&T basta que discente solicite através do SIGAA (Portal discente >> Ensino >>Mudança de Estrutura Curricular).

—————

2-ALUNOS INGRESSANTES QUE DESEJAM MUDAR DE TURNO (Apenas para os do turno Integral)

Aqueles que ingressaram agora no curso de C&T Integral e desejam cursar todas as suas disciplinas pela manhã ou pela tarde deverão enviar um e-mail para cetintegral@ufersa.edu.br com as seguintes informações:

Título do e-mail: {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – MANHÃ P/ TARDE} ou {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – TARDE P/ MANHÃ};

Corpo do e-mail: nome completo, matrícula e cópia do seu atestado de matrícula ou histórico.

Favor, aguardar até a primeira semana de aula para que possamos realizar o levantamento de solicitações.

OBS.: Lembrando que alunos ingressantes do C&T Noturno não podem solicitar mudança de turno na coordenação. Para isso, terão que participar de algum edital que permita um novo ingresso no curso, agora o do turno integral. O mesmo vale para os ingressantes do integral que queiram mudar para o turno da noite.

A partir do segundo período cada discente pode solicitar a sua matrícula via SIGAA no horário que desejar, lembrando que não terão prioridade de matrícula em disciplinas que não pertençam a seu turno de origem, independente de serem regulares ou não.

3- ALUNOS QUE NÃO OPTARAM PELA MUDANÇA PARA A NOVA ESTRUTURA

As disciplinas a serem solicitadas aparecerão na opção de “Ver Equivalentes a Est. Curricular“.
Aquelas que não aparecerem nessa opção, ainda é possível buscá-las através do seu código novo na opção “Buscar Turmas Abertas“.

A lista de turmas solicitadas para C&T estão disponíveis no seguinte link:

Oferta de Disciplinas 2019.2 – C&T (optativas e obrigatórias)

Aqueles que tenham dúvidas sobre as vantagens de mudar para a nova estrutura, podem buscar a coordenação para que possamos explicar o que mudou.

4- ALUNOS QUE DESEJAM CURSAR OPTATIVAS DA ENG. QUÍMICA

A coordenação de Eng. Química entrou em contato e solicitou, juntamente com a PROGRAD, que, para que não houvessem problemas relacionados aos pré-requisitos de suas disciplinas, fossem abertas turmas com o código da estrutura antiga de C&T.

Todas as turmas já estão disponíveis no sistema para a solicitação de matrícula (A tabela de disciplinas ofertadas no semestre atual está atualizada).

As disciplinas equivalentes voltadas para Eng. do Petróleo (noturnas) permanecem com o código novo.

—————

5- ALUNOS QUE REALIZARAM REINGRESSO OU TRANSFERÊNCIA OU COM ALGUMA EQUIVALÊNCIA/APROVEITAMENTO PENDENTE.

Para aqueles que não conseguiram efetuar a equivalência de todas as disciplinas cursadas em sua matrícula anterior, o problema já foi solucionado. É possível solicitar a equivalência através do SIGAA no Portal Discente >> Ensino >> Equivalência de Disciplinas.

6- ALUNOS QUE PRETENDEM SE MATRICULAR EM TCC OU EM PROJETO DE TCC

A solicitação de Matrícula em TCC/Atividades Complementares e Projeto de TCC é realizada através de formulário a ser entregue junto a secretaria do curso, no prazo e conforme modelo a ser divulgado no seguinte link: https://cet.ufersa.edu.br/calendariocoordenacao/

Este calendário será atualizado após a realização da primeira reunião do Colegiado de Curso do semestre 2019.2, com previsão para a primeira ou segunda semana de aula. Lembramos que em tal calendário estão explicados todos os passos a serem seguidos pelos discentes formandos, bem como as diretrizes e os documentos necessários. Assim que aprovado, divulgaremos no SIGAA e na página de C&T.  O modelo, até o momento, será conforme o já divulgado no site.

Lembramos também, que aqueles com possibilidade de conclusão no semestre 2019.2 serão matriculados nos 3 componentes citados no semestre atual, conforme informado pela PROGRAD nas reuniões referentes a migração para a nova estrutura do curso. Aqueles que forem se formar em período posterior terão formulário próprio para a solicitação de matrícula apenas no componente de “Projeto de TCC”, a ser divulgado junto com o calendário explicado acima.

————–

7- ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM SOLICITAR OPTATIVAS POR NÃO POSSUIR 1230H INTEGRALIZADAS

Como na nova estrutura de C&T as disciplinas optativas começam a ser cursadas no 3º período, tal restrição já foi retirada do SIGAA.

8- ALUNOS QUE PRETENDEM SE MATRICULAR EM TCC OU EM PROJETO DE TCC

Alterações de Dados Pessoais não são feitas junto a coordenação de curso, por mais que o SIGAA afirme o contrário.

Caso o discente precise alterar algum dado e não tenha conseguido no seu próprio sistema, deve procurar a Divisão de Registro Escolar (Central do Aluno), portando o seu RG ou outro documento oficial com foto, para que possa ser efetuada a alteração.

9- DISCIPLINA DE ÉTICA E LEGISLAÇÃO

As pendências relacionadas com as turmas de ética já foram sanadas e as turmas já estão disponíveis no sistema.

————–

PS.: Até o dia 13/09/19 estaremos atendendo no telefone 3317-8398 (Secretaria do CCEN – Sala 17).

Att,

Coordenação de C&T