Ciência e Tecnologia

[Atualização] Dúvidas sobre optativas, TCC, matrículas indeferidas e turmas com vagas ociosas

Estudante 18 de setembro de 2019. Visualizações: 2143. Última modificação: 18/09/2019 15:10:06

Prezados,

segue abaixo mais algumas instruções referentes aos questionamentos recebidos por essa coordenação durante os períodos de ajustes de matrículas.

1 – Quais as disciplinas optativas ofertadas pelos cursos de segundo ciclo?

Todas as disciplinas optativas ofertadas no semestre 2019.2, bem como as engenharias as quais as mesmas estão vinculadas estão disponíveis no seguinte link:

Oferta de Disciplinas 2019.2 – C&T (optativas e obrigatórias)

2 – O que o discente possível formando precisa fazer para solicitar disciplinas nas quais não conseguiu matrícula durante os períodos de ajuste?

Nessa sexta-feira (20/09/19) a tarde, após o período de solicitação de matrículas em disciplinas com vagas ociosas, estaremos divulgando um link para um formulário do Google Docs, onde o discente apontará quais disciplinas precisa cursar para concluir o curso no semestre atual.

Lembramos que somente poderão solicitar:
a) Disciplinas obrigatórias que não possuam mais vagas (se não houver vaga apenas no horário que deseja cursar, terá que apresentar justificativa);
b) Disciplinas optativas com vagas (independente da engenharia de interesse).
c) Somente serão considerados formandos aqueles que, com exceção do TCC/Projeto de TCC/Atividades Complementares e das disciplinas solicitadas, possuam todos os componentes necessários para a conclusão no semestre atual.

3 – Como o discente solicita a matrícula em TCC / Projeto de TCC / Atividade Complementar? Qual o prazo?

A solicitação de Matrícula em TCC/Atividades Complementares e Projeto de TCC é realizada através de formulário a ser entregue junto a secretaria do curso, no prazo e conforme modelo a ser divulgado no seguinte link: https://cet.ufersa.edu.br/calendariocoordenacao/

Este calendário será atualizado após a realização da primeira reunião do Colegiado de Curso do semestre 2019.2 e divulgado, provavelmente, até o dia 23/09. Lembramos que em tal calendário estão explicados todos os passos a serem seguidos pelos discentes formandos, bem como as diretrizes e os documentos necessários. Assim que aprovado, divulgaremos no SIGAA e na página de C&T.  O modelo, até o momento, será conforme o já divulgado no site.

Lembramos também, que aqueles com possibilidade de conclusão no semestre 2019.2 serão matriculados nos 3 componentes citados no semestre atual, conforme informado pela PROGRAD nas reuniões referentes a migração para a nova estrutura do curso. Aqueles que forem se formar em período posterior terão formulário próprio para a solicitação de matrícula apenas no componente de “Projeto de TCC”, a ser divulgado junto com o calendário explicado acima.

4- O discente era regular e mesmo assim teve disciplinas indeferidas em todos os ajustes ficando com prioridade V. O que houve e que pode ser feito?

Como houve grande adesão a mudança de estrutura, a coordenação solicitou apenas turmas com os novos códigos, uma vez que estes seriam componentes equivalentes para os que não migraram.  Assim, aqueles que não migraram, ao solicitar disciplinas da nova estrutura não tiveram prioridade para ingressar na mesma, pois eram considerados como aluno cursando componente que não pertencia ao seu currículo.
Caso o discente queira corrigir tal problema de prioridade, é necessário que o mesmo opte por migrar para a nova estrutura.  Se optar pela mudança, sua prioridade já estará corrigida no próximo processo de solicitação de matrícula em turmas com vagas ociosas, a ser aberto no dia 19/09 a 20/09/19.
Lembramos que o discente não é prejudicado em nada ao optar pela nova estrutura do curso e esta migração pode ser feita a qualquer momento via sistema (Portal discente >> Ensino >>Mudança de Estrutura Curricular). Caso o discente encontre alguma desvantagem ao realizar a mudança, pode procurar a coordenação para que possamos corrigir o problema.

5 – Como o discente pode saber quais turmas ainda apresentam vagas e o horário dos docentes fora do período de matrícula?

O discente pode verificar a qualquer momento via SIGAA as turmas que ainda apresentam vagas, bem como as ofertas por curso, turmas ministradas por determinado docente através dos diferentes filtros disponíveis no sistema. Tal tarefa pode realizada através do menu Ensino >> Consultas Gerais >> Consultar Turma. Aparecerá a seguinte tela:

Entre os possíveis filtros, o discente poderá buscar especificamente a disciplina por seu código ou nome, como também a oferta conforme as vagas reservadas ao seu curso. Segue abaixo algumas imagens exemplificando como se faz uma busca por turmas com reserva para determinado curso e como verificar se a turma ainda possui vagas.

Att,

Coordenação de C&T Integral / Noturno