Orientações – Matrícula 2020.1 – Ingressantes, Optativas, Formandos (…)

Estudante, matrículas 3 de março de 2020. Visualizações: 4039. Última modificação: 18/03/2020 10:26:17

Prezad@s,

segue abaixo algumas informações quanto as solicitações de matrícula do semestre 2020.1.

————————–

Lista de Disciplinas Optativas de C&T por Engenharia (corrigido)*: Segue abaixo as disciplinas optativas ofertadas para o semestre 2020.1 por engenharia de interesse. Lembrando que as disciplinas de PAC, Equações Diferenciais, Cálculo Numérico e Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho que eram obrigatórias na estrutura anterior, são agora optativas para C&T, mas continuam obrigatórias para a maioria das engenharias de segundo ciclo. Para ter uma base de em qual período cursar cada disciplina verifique a estrutura curricular do curso que você pretende cursar no segundo ciclo, bem como as suas disciplinas equivalentes.

C&T – LISTA DE OPTATIVAS POR ENGENHARIA – 2020.1

————————–

Calendário da Coordenação para Alunos Formandos:  O calendário da coordenação para alunos formandos sera liberado após a primeira reunião do Colegiado do Curso de C&T, prevista para segunda semana de aula.

————————–

Matrícula em TCC para aprovados em Projeto de TCC: Os discentes aprovados em Projeto de TCC serão matriculados em Atividades Complementares e TCC (sob a mesma orientação do pré-projeto aprovado) até o fim da primeira semana de aula pela secretaria desta coordenação. Aqueles que foram aprovados e não desejem a matrícula em tais componentes, deverão procurar a secretaria da coordenação para informar o desinteresse.

————————–

Matrícula em TCC sem ter cursado Projeto de TCC:  Aqueles que desejarem se formar no semestre atual e não tenham solicitado no semestre passado a matrícula em Projeto de TCC, poderão solicitar a quebra de pré-requisito deste componente.

Para isso o discente precisa:

1- Abrir um processo no setor de protocolo (Prédio A dministrativo II/Rosadão) direcionado à Coordenação do Curso de C&T;
2 – Escrever a justificativa para a solicitação (APENAS ALUNOS FORMANDOS PODEM SOLICITAR QUEBRA);
3 – Anexar ao processo: o seu Histórico Escolar retirado do SIGAA (para comprovar que é formando) + Solicitação de matrícula em Projeto de TCC + Solicitação de matrícula em TCC (Pré-projeto + Solicitação).

Com a suspensão do calendário acadêmico o prazo para recebimento dos processos, previsto para até a primeira semana de abril, deverá aumentar. Não temos um prazo final definido ainda.

————————–

Alunos Ingressantes que Desejam Mudar de Turno (Apenas para os do turno Integral):

Aqueles que ingressaram agora no curso de C&T Integral e desejam cursar todas as suas disciplinas pela manhã ou pela tarde deverão enviar um e-mail para cetintegral@ufersa.edu.br com as seguintes informações:

Título do e-mail: {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – MANHÃ P/ TARDE} ou {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – TARDE P/ MANHÃ};

Corpo do e-mail: nome completo, matrícula e cópia do seu atestado de matrícula ou histórico.

Favor, aguardar até a primeira semana de aula para que possamos realizar o levantamento de solicitações.

OBS.: Lembrando que alunos ingressantes do C&T Noturno não podem solicitar mudança de turno na coordenação. Para isso, terão que participar de algum edital que permita um novo ingresso no curso, agora o do turno integral. O mesmo vale para os ingressantes do integral que queiram mudar para o turno da noite.

A partir do segundo período cada discente pode solicitar a sua matrícula via SIGAA no horário que desejar, lembrando que não terão prioridade de matrícula em disciplinas que não pertençam a seu turno de origem, independente de serem regulares ou não.

————————–

Alunos que Realizaram Reingresso ou Transferência com Alguma Equivalência/Aproveitamento Pendente:

É possível solicitar a equivalência através do SIGAA no Portal Discente >> Ensino >> Equivalência de Disciplinas.

Lembramos que as seguintes disciplinas foram atualizadas na grade nova e não serão consideradas equivalentes no sistema:

Caso queira questionar o não aproveitamento dessas disciplinas enviem uma solicitação por e-mail a PROGRAD (prograd@ufersa.edu.br) utilizando de um Requerimento padrão PROGRAD.

————————–

Alunos que Desejam Cursar Optativas da Eng. Química:

A coordenação de Eng. Química entrou em contato e solicitou, juntamente com a PROGRAD, que, para que não houvessem problemas relacionados aos pré-requisitos de suas disciplinas, fossem abertas turmas com o código da estrutura antiga de C&T.

Todas as turmas já estão disponíveis no sistema para a solicitação de matrícula.

***Caso algum discente tenha algum problema relacionado a falta de pré-requisito da disciplina de QUÍMICA APLICADA A ENGENHARIA, deverá procurar a secretaria da coordenação (sala 17 do CCEN) nesta segunda (09/03) para solicitar a sua matrícula compulsória, apenas para casos que ainda tenham vagas disponíveis na turma.