Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Ciência e Tecnologia

[Atualizado] Orientações – Matrícula 2021.1 – Ingressantes, Optativas, Formandos

Coordenação do Curso, Ensino, Estudante, matrículas 12 de julho de 2021. Visualizações: 1934. Última modificação: 27/07/2021 17:31:54
Prezad@s,
segue abaixo algumas informações quanto as solicitações de matrícula do semestre 2021.1.

————————–————————–

Lista de Disciplinas Optativas de C&T por Engenharia : Segue abaixo as disciplinas optativas ofertadas para o semestre 2021.1 por engenharia de interesse. Lembrando que as disciplinas de PAC, Equações Diferenciais, Cálculo Numérico e Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho que eram obrigatórias na estrutura anterior, são agora optativas para C&T, mas continuam obrigatórias para a maioria das engenharias de segundo ciclo. Para ter uma base de em qual período cursar cada disciplina verifique a estrutura curricular do curso que você pretende cursar no segundo ciclo, bem como as suas disciplinas equivalentes.

 

C&T – LISTA DE OPTATIVAS POR ENGENHARIA

 

————————–————————–

Calendário da Coordenação para Alunos Formandos (Com prazos relacionados ao Projeto de TCC, TCC e Atividades Complementares): https://cet.ufersa.edu.br/calendariocoordenacao/

————————–————————–

Solicitação de matrícula em Projeto de TCC:

Para que o(a) estudante seja matriculado em PROJETO DE TCC é necessário que o professor orientador preencha o formulário de solicitação de matrícula que será enviado ao e-mail deste.

Somente serão consideradas válidas as solicitações de matrículas enviadas pelos próprios professores orientadores através dos seus e-mails institucionais (ou aquele cadastrado no SIGAA para substitutos).

————————–————————–————————–

Solicitação de matrícula em TCC (Pré-projeto + Solicitação):

Para que o(a) estudante seja matriculado em TCC é necessário que o professor orientador preencha o formulário de solicitação de matrícula que será enviado ao e-mail deste.

Neste formulário haverá um campo para que seja anexado o PROJETO DE TCC desenvolvido em formato PDF. Apenas os discentes que mudaram de orientador e/ou temática apresentada no componente Projeto de TCC precisam enviar o novo pré-projeto.

Somente serão consideradas válidas as solicitações de matrículas enviadas pelos próprios professores orientadores através dos seus e-mails institucionais (ou aquele cadastrado no SIGAA para substitutos).

————————–————————–————————–

Matrícula em TCC sem ter cursado Projeto de TCC:  Aqueles que desejarem se formar no semestre atual e não tenham solicitado no semestre passado a matrícula em Projeto de TCC, poderão solicitar a quebra de pré-requisito deste componente.

Para isso o discente precisa:

1 – Abrir um processo no setor de protocolo (protocolo@ufersa.edu.br / diap@ufersa.edu.br) direcionado à Coordenação do Curso de C&T;
2 – Escrever no Requerimento Geral justificativa para a solicitação (APENAS ALUNOS FORMANDOS PODEM SOLICITAR QUEBRA);
3 – Anexar ao processo (único arquivo em PDF): o seu Histórico Escolar retirado do SIGAA (para comprovar que é formando) + Solicitação de matrícula em Projeto de TCC + Solicitação de matrícula em TCC (Pré-projeto + Solicitação).

Para mais informações sobre a abertura de processo de forma remota, entre em contato com o setor de Protocolo ou acesse as informações divulgadas na página do CeT UFERSA em “Instruções – Abertura de Processo” ou através do link: https://cet.ufersa.edu.br/instrucoes-abertura-de-processos .

Os discentes deverão dar entrada na abertura dos seus processos até a primeira semana de aula do semestre letivo 2021.1.

————————–————————–

Validação das Atividades Complementares (atualizado):

Para que o aluno tenha as suas ATIVIDADES COMPLEMENTARES validadas, deverá preencher o formulário de solicitação, através da sua conta de e-mail cadastrada no SIGAA.

Quando do envio do e-mail, os comprovantes digitalizados das atividades já deverão estar cadastrados no SIGAA com a carga horária que se deseja validar completa (90h ou 120h ou 150h). Mudanças posteriores não serão permitidas. Excepcionalmente no período de atendimento de forma remota será dispensada a conferência dos comprovantes impressos.

Todos os discentes matriculados em TCC, também serão matriculados no componente de atividades complementares.

Tendo em vista o grande número de discentes matriculados no curso, SOMENTE SERÃO VALIDADAS AS ATIVIDADES DO DISCENTE QUE SOLICITAR A VALIDAÇÃO VIA FORMULÁRIO!

O prazo para validação no semestre atual iniciará no dia 09/08/21, podendo as atividades serem validadas (avaliadas pela coordenação) até o fim do período letivo.

Formulário e Diretrizes

————————–————————–

Alunos Ingressantes que Desejam Mudar de Turno (Apenas para os do turno Integral):

Aqueles que ingressaram agora no curso de C&T Integral e desejam cursar todas as suas disciplinas pela manhã ou pela tarde deverão enviar um e-mail para cetintegral@ufersa.edu.br com as seguintes informações:

Título do e-mail: {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – MANHÃ P/ TARDE} ou {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – TARDE P/ MANHÃ};

Corpo do e-mail: nome completo, matrícula e cópia do seu atestado de matrícula ou histórico.

Favor, aguardar até a primeira semana de aula para que possamos realizar o levantamento de solicitações.

OBS.: Lembrando que alunos ingressantes do C&T Noturno não podem solicitar mudança de turno na coordenação. Para isso, terão que participar de algum edital que permita um novo ingresso no curso, agora o do turno integral. O mesmo vale para os ingressantes do integral que queiram mudar para o turno da noite.

A partir do segundo período cada discente pode solicitar a sua matrícula via SIGAA no horário que desejar, lembrando que não terão prioridade de matrícula em disciplinas que não pertençam a seu turno de origem, independente de serem regulares ou não.

————————–————————–

Alunos que Realizaram Reingresso ou Transferência com Alguma Equivalência/Aproveitamento Pendente:

É possível solicitar a equivalência através do SIGAA no Portal Discente >> Ensino >> Equivalência de Disciplinas.

Lembramos que as seguintes disciplinas foram atualizadas na grade nova e não serão consideradas equivalentes no sistema:

Caso queira questionar o não aproveitamento dessas disciplinas enviem uma solicitação por e-mail a PROGRAD (prograd@ufersa.edu.br) utilizando de um Requerimento padrão PROGRAD.

————————–

Alunos que Desejam Cursar Optativas da Eng. Química:

A coordenação de Eng. Química entrou em contato e solicitou, juntamente com a PROGRAD, que, para que não houvessem problemas relacionados aos pré-requisitos de suas disciplinas, fossem abertas turmas com o código da estrutura antiga de C&T.

Todas as turmas já estão disponíveis no sistema para a solicitação de matrícula.

***Caso algum discente tenha algum problema relacionado a falta de pré-requisito da disciplina de QUÍMICA APLICADA A ENGENHARIA, deverá enviar um e-mail para a coordenação (cetintegral@ufersa.edu.br), até o fim do período de matrícula, solicitando a sua matrícula compulsória, apenas para casos em que a disciplina seja ofertada apenas no código antigo e ainda possua vagas disponíveis.

————————–

Demais orientações quanto ao processamento, cancelamento de solicitação de matrícula, prazos e regras para solicitação de disciplinas:

Instruções da PROGRAD

 

Quaisquer dúvidas podem ser dirigidas à coordenação de curso pelo e-mail cetintegral@ufersa.edu.br.