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Atualizações -> [Matrícula 2021.2] – Orientações – Ingressantes, Optativas, Formandos

Estudante, matrículas 21 de janeiro de 2022. Visualizações: 1944. Última modificação: 25/02/2022 14:44:03

Segue abaixo algumas informações quanto as solicitações de matrícula do semestre 2021.2.

[Informações sobre possíveis ajustes de matrícula]: Formandos e Vagas OciosasSomente ocorrerão ajustes pontuais de matrícula APÓS O ÚLTIMO PROCESSAMENTO e EXCLUSIVAMENTE via formulário eletrônico, previsto para o dia 18/02/22.Haverão dois formulários: um para possíveis formandos (que precisem ajustar pendências para conclusão no semestre atual) e outro voltado para as vagas ociosas em geral.IMPORTANTE: não serão observadas solicitações enviadas por outro meio que não seja o formulário supracitado.

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Normas que regulamentam o depósito obrigatório do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
INSTRUÇÃO NORMATIVA No 02, DE 31 JANEIRO DE 2022

 

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Modalidade de oferta das disciplinas: Remoto, presencial ou híbrida.
A modalidade de oferta de disciplinas (presencial / semipresencial/ remota) será específica para cada disciplina. Para mais informações acessem a RESOLUÇÃO Nº 62, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2021, que estabelece as diretrizes para retomada das
atividades de ensino presenciais dos cursos de graduação.
Você poderá consultar a oferta de disciplinas para o semestre 2021.2 através do Menu Ensino > Consultas gerais > Consultar Turma.
Nessa página você consegue definir as opções de pesquisa, entre as quais “Ofertadas ao curso:”.
C&T integral aparece como: “INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/PROGRAD – MOSSORÓ – BACHARELADO”.
C&T noturno aparece como: “INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/PROGRAD. – MOSSORÓ – BACHARELADO” (tem um ponto após o nome do curso).

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Trancamento do semestre letivo / Cancelamento de vínculo por abandono /  Exclusão de disciplinas:Conforme a RESOLUÇÃO Nº 62, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2021, “não serão realizados cancelamentos de curso do tipo abandono (não realização de matrícula em componente curricular ou não trancamento) no semestre letivo enquanto a emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (Covid-19)”.Dessa forma, o discente precisa apenas excluir os componentes matriculados (SIGAA > Ensino > Excluir Disciplinas) e deixar a matrícula ativa, sem prejuízos institucionais por abandono de semestre. Ademais, quando as atividades presenciais retornarem, e se o discente ainda estiver impossibilitado de cursar disciplina, deverá realizar o trancamento via SIGAA (Ensino > Trancamento de Matrícula Institucional), já que a resolução supracitada vale apenas para o período remoto.OBS.: Lembramos que a resolução atual já não permite que o discente realize a matrícula em disciplinas pertencentes a outros campi. Para isso, o discente precisaria ter solicitado mobilidade acadêmica (edital já encerrado). 

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Calendário da Coordenação para Alunos Formandos (Com prazos relacionados ao Projeto de TCC, TCC e Atividades Complementares): https://cet.ufersa.edu.br/calendariocoordenacao/

O calendário será atualizado até o fim da primeira semana de aula (18/02/22)! 

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Solicitação de matrícula em Projeto de TCC:

Para que o(a) estudante seja matriculado em PROJETO DE TCC é necessário que o professor orientador preencha o formulário de solicitação de matrícula que será enviado ao e-mail deste.

Somente serão consideradas válidas as solicitações de matrículas enviadas pelos próprios professores orientadores através dos seus e-mails institucionais (ou aquele cadastrado no SIGAA para substitutos).

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Solicitação de matrícula em TCC:

Para que o(a) estudante seja matriculado em TCC é necessário que o professor orientador preencha o formulário de solicitação de matrícula que será enviado ao e-mail deste.

Neste formulário haverá um campo para que seja anexado o PROJETO DE TCC desenvolvido em formato PDF. Apenas os discentes que mudaram de orientador e/ou temática apresentada no componente Projeto de TCC precisam enviar o novo pré-projeto.

Somente serão consideradas válidas as solicitações de matrículas enviadas pelos próprios professores orientadores através dos seus e-mails institucionais (ou aquele cadastrado no SIGAA para substitutos).

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Matrícula em TCC sem ter cursado Projeto de TCC:  Aqueles que desejarem se formar no semestre atual e não tenham solicitado no semestre passado a matrícula em Projeto de TCC, poderão solicitar a quebra de pré-requisito deste componente.

Para isso o discente precisa:

1 – Abrir um processo no setor de protocolo (protocolo@ufersa.edu.br ) direcionado à Coordenação do Curso de C&T;
2 – Escrever no Requerimento Geral(corrigido) justificativa para a solicitação (APENAS ALUNOS FORMANDOS PODEM SOLICITAR QUEBRA);
3 – Anexar ao processo (único arquivo em PDF): o seu Histórico Escolar retirado do SIGAA (para comprovar que é formando) + Solicitação de matrícula em Projeto de TCC + Solicitação de matrícula em TCC (Pré-projeto + Solicitação).

Para mais informações sobre a abertura de processo de forma remota, entre em contato com o setor de Protocolo ou acesse as informações divulgadas na página do CeT UFERSA em “Instruções – Abertura de Processo” ou através do link: https://cet.ufersa.edu.br/instrucoes-abertura-de-processos .
Os discentes deverão dar entrada na abertura dos seus processos até o fim da primeira semana de aula do semestre letivo 2021.2 (25/02/22).

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Validação das Atividades Complementares :

Para que o aluno tenha as suas ATIVIDADES COMPLEMENTARES validadas, deverá preencher o formulário de solicitação, através da sua conta de e-mail cadastrada no SIGAA.

Quando do envio do e-mail, os comprovantes digitalizados das atividades já deverão estar cadastrados no SIGAA com a carga horária que se deseja validar completa (90h ou 120h ou 150h). Mudanças posteriores não serão permitidas. Excepcionalmente no período de atendimento de forma remota será dispensada a conferência dos comprovantes impressos.

Todos os discentes matriculados em TCC, também serão matriculados no componente de atividades complementares.

Tendo em vista o grande número de discentes matriculados no curso, SOMENTE SERÃO VALIDADAS AS ATIVIDADES DO DISCENTE QUE SOLICITAR A VALIDAÇÃO VIA FORMULÁRIO!

O prazo para validação no semestre atual se encerrará no dia 10/05/22, podendo as atividades serem validadas (avaliadas pela coordenação) até o fim do período letivo.

Formulário e Diretrizes

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Alunos Ingressantes que Desejam Mudar de Turno (Apenas para alunos do turno Integral):

Aqueles que ingressaram agora no curso de C&T Integral e desejam cursar todas as suas disciplinas pela manhã ou pela tarde deverão encontrar um colega que deseje efetuar a troca para o turno oposto. Ao encontrar, ambos devem enviar um e-mail para cetintegral@ufersa.edu.br com as seguintes informações:

Título do e-mail: {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – MANHÃ P/ TARDE} ou {SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE TURNO – TARDE P/ MANHÃ};

Corpo do e-mail:

Nome completo do 1º discente 
Turno atual: Vespertino 
Turno desejado: Matutino
Matrícula: xxxxxxxx
Nome completo do 2º discente
Turno atual: Matutino
Turno desejado: Vespertino
Matrícula: xxxxxxxx

As trocas poderão ser efetuadas até o fim da primeira semana de aula.

OBS.: Lembrando que alunos ingressantes do C&T Noturno não podem solicitar mudança de turno na coordenação. Para isso, terão que participar de algum edital que permita um novo ingresso no curso, agora para o turno integral. O mesmo vale para os ingressantes do integral que queiram mudar para o turno da noite.

A partir do segundo período cada discente pode solicitar a sua matrícula via SIGAA no horário que desejar, lembrando que não terão prioridade de matrícula em disciplinas que não pertençam a seu turno de origem, independente de serem regulares ou não.

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Alunos que Realizaram Reingresso ou Transferência com Alguma Equivalência/Aproveitamento Pendente:

É possível solicitar a equivalência através do SIGAA no Portal Discente >> Ensino >> Equivalência de Disciplinas.

Lembramos que as seguintes disciplinas foram atualizadas na grade nova e não serão consideradas equivalentes no sistema, conforme DECISÃO CCET/UFERSA Nº 001/2021, de 08 de março de 2021 :

No entanto, informamos que a disciplina de Seminário de Introdução ao Curso ou outras disciplinas que não tenham sido aproveitadas ou dispensadas em processo de reingresso/transferência, poderão ser utilizadas como atividade complementar.

Caso queira questionar o não aproveitamento dessas disciplinas enviem uma solicitação por e-mail a PROGRAD (prograd@ufersa.edu.br) utilizando de um Requerimento padrão PROGRAD.

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Alterações no calendário acadêmico / período para solicitação de matrículas:

O calendário acadêmico para o semestre 2021.2 foi alterado, conforme mensagem enviada pela PROGRAD para todos os discentes do curso.
Segue o link da notícia onde consta o novo calendário: link.

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Demais orientações quanto ao processamento, cancelamento de solicitação de matrícula, prazos e regras para solicitação de disciplinas:

Instruções da PROGRAD

 

Quaisquer dúvidas podem ser dirigidas à coordenação de curso pelo e-mail cetintegral@ufersa.edu.br.