Em acordo com as diretrizes apresentadas no Projeto Pedagógico do Curso, e decisões posteriores apresentadas pelo Colegiado do Curso, segue abaixo as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso.
PROJETO DE TCC
Está prevista a atividade Projeto de TCC, onde o estudante deverá definir a temática de seu trabalho de conclusão de curso, estabelecendo o fluxo de trabalho a ser desenvolvido. Para cumprir a atividade Projeto de TCC, o discente deverá elaborar, em conjunto com o seu orientador, um Plano de Atividades para o TCC, conforme o modelo de pré-projeto proposto por essa coordenação.
- Matrícula: Para que o(a) discente seja matriculado em PROJETO DE TCC / TCC será necessário que o docente orientador preencha formulário de solicitação de matrícula, através de seu e-mail institucional (ou aquela cadastrado no SIGAA para docentes substitutos).
- Quebra de requisito: A possibilidade de solicitação de flexibilização de pré-requisito para que PROJETO DE TCC e TCC sejam cursadas no semestre 2022.1 deverá ser solicitada pelo professor orientador no próprio formulário de solicitação de matrícula e será avaliada pelo colegiado do curso. LEMBRANDO QUE, PARA ISSO O DISCENTE PRECISA POSSUIR TODOS OS DEMAIS REQUISITOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO.
- Consolidação: Foi decidido pelo colegiado do curso que a avaliação do Projeto de TCC e sua consolidação no SIGAA serão de responsabilidade exclusiva do professor orientador e deverão ser realizadas em período definido pelo calendário acadêmico. O projeto deverá ser adicionado no SIGAA em aba específica no momento da consolidação.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório e pode ser realizado por alunos que estejam no último período do curso (ou com o status FORMANDO) e já tenham cumprido a atividade Projeto de TCC. O trabalho de conclusão de curso deverá ser desenvolvido em determinada área teórica prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento. Esta atividade é devidamente regida e regulamentada por normativas institucionais vigentes.
De forma a melhor se adequar ao formato de estudo desenvolvido, o TCC possui certa flexibilidade em sua apresentação, onde o mesmo pode ser entregue e apresentado nos seguintes moldes:
A) Para o trabalho escrito:
A.1.) Apresentação em formato monográfico (modelo da biblioteca) ; OU
A.2.) Apresentação em formato de artigo no modelo disponível na página do curso
A.2.1) O artigo deve possuir no mínimo 8 e no máximo 12 páginas;
A.2.2) A ordem dos nomes deverá ser: (1. Autor (ALUNO), 2. Autor (Orientador) 3. Autor (Co-orientador, se tiver).
B) Para a apresentação do trabalho:
B.1) Apresentação presencial em sala de aula OU em formato remoto, em período definido no calendário acadêmico;
- O local da apresentação ou link da sala deverá ser informado em formulário de divulgação de defesa até 5 dias antes da sua realização.
B.2.) Apresentação em Banner em evento a ser organizado semestralmente pela coordenação do curso, conforme data definida no calendário acadêmico do curso;
C) Substituição do TCC por artigo científico:
Caso o aluno tenha publicado como primeiro autor, e cujo co-autor seja docente da UFERSA, um artigo em revista científica, classificada pelo qualis da CAPES com A ou B e seja comprovada a participação do mesmo em projeto de pesquisa cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, o aluno poderá defender este artigo como Trabalho de Conclusão de Curso.
- Matrícula: Para que o(a) discente seja matriculado em PROJETO DE TCC / TCC será necessário que o docente orientador preencha formulário de solicitação de matrícula, através de seu e-mail institucional (ou aquela cadastrado no SIGAA para docentes substitutos). SOMENTE SERÃO MATRICULADOS OS DISCENTES QUE POSSUIREM TODOS OS DEMAIS REQUISITOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO.
- Mudança de Orientador: A solicitação (formulário) deve ser enviada para cetintegral@ufersa.edu.br através do e-mail institucional (ou aquela cadastrado no SIGAA para docentes substitutos) do novo orientador com o assunto MUDANÇA DE ORIENTADOR – “NOME DO DISCENTE”. No formulário deve constar a assinatura do novo orientador confirmando o aceite da orientação da atividade, bem como a assinatura do antigo orientador atestando a ciência da solicitação.
- Cancelamento de TCC: A solicitação deve ser enviada para cetintegral@ufersa.edu.br a partir do e- mail institucional do discente cadastrado no SIGAA com o assunto CANCELAMENTO TCC – “NOME DO ALUNO”.
- Defesas de TCC: As apresentações poderão ocorrer presencialmente ou em formato remoto o local da apresentação ou link da sala deverá ser informado em formulário de divulgação de defesa até 5 dias antes da sua realização.
- Cadastro de Banca de TCC: O cadastro de banca de TCC deve ser efetuado pelo próprio docente orientador, via SIGAA, através do seguinte caminho: Menu Ensino >> Orientação Acadêmica – Graduação >> Trabalho de Conclusão de Curso >> Solicitar Cadastro de Banca.
- Consolidação e Envio de Ata: O docente precisa anexar uma cópia da ata de defesa (Modelo de Ata de TCC) do discente no SIGAA durante o processo de cadastro da nota/consolidação da atividade.